segunda-feira, 15 de abril de 2019

Seguindo as pegadas de Peter Pan (as luzes da ribalta)




Olá!

Chegamos a 1904 e na noite do dia 27 de Dezembro daquele ano os londrinos foram surpreendidos com algo totalmente inédito no palco do Duke of York's Theatre, até então.

J.M.Barrie continuava trabalhando no seu personagem Peter Pan, mesmo depois do livro "The Little White Bird", publicado em 1902 e mesmo depois do excerto publicado em 1906, "Peter Pan in Kensington Gardens". Na verdade, enquanto Barrie conviveu com a família Llewelyn Davies nunca deixou de continuar construindo o personagem. Ele era o retrato vivo de suas existências. 
Então o personagem foi transportado para o teatro, outra grande paixão de Barrie.

O personagem "salta" das páginas dos livros e ressurge como um menino bem mais crescido, protagonista de peça intitulada "Peter Pan, or the boy who would not grow up". (Veja nota 1)

Programa original da peça de 1904
Teatro Duke of York's
27 de Dezembro de 1904

Atores:
Nina Boucicault, como Peter Pan
Hilda Trevelyan, como Wendy
Dorothea Baird, como a Sra. Darling
Gerald du Maurier, como o Sr. Darling e também como o Capitão Gancho
Pauline Chase, como Sininho
George Herser, como o John Napoleon Darling
Winifred Geoghegan, como Michel Nicholas Darling
Arthur Lupino, como Nana


Nina Boucicault
1867-1950

Nina, como Peter Pan 

Hilda Trevelyan
1877-1959

Hilda, como Wendy

Uma das cenas da peça: luta com o Capitão Gancho

O sucesso foi estrondoso.

"Quando Peter Pan subiu ao palco, foi algo emocionante e totalmente novo. Com o vôo, fadas e piratas, rapidamente se tornou uma parte popular da tradição de Natal em Londres e Nova York e, eventualmente, se espalhou pelo mundo." (Veja nota 2)

Nina Boucicault escreveu um livro sobre a época em que ela era Peter Pan e no qual diz: "Eu me lembro de estar muito ansiosa com a cena: 'Suponha que eles não aplaudam?' Eu perguntei. "O que faço, então?'" 

Mas (...) "o público, cheio de adultos, aplaudiu freneticamente, levando Nina às lágrimas."

"Mas bata palmas! Eu acho que todos na casa acreditavam em fadas. E tenho certeza de que a peça os pegou de surpresa... a peça foi tão completamente diferente de qualquer outra peça que a platéia, imagino, foi arrancada de seus pés". (Veja nota 3)

A noite de abertura de 27 de Dezembro de 1904 não apresentou um produto final, muito pelo contrário: somente na quarta noite é que a última cena da peça ficou totalmente pronta.

Na verdade, o roteiro continuou sendo revisado ao longo dos anos seguintes e o texto definitivo da peça só seria concluído por Barrie em 1928. 

Em 1905 a peça estreia nos Estados Unidos, no teatro da Broadway e a bela atriz Maude Adams foi escolhida para interpretar Peter Pan. Maude atuou como Peter Pan nos anos 1905-1907, 1912-1913 e  1915-1916:

Maude Adams
1872-1953

Maude, como Peter Pan em 1905


"Peter e Wendy" (Maude Adams e Mildred Morris)

Peter Pan foi interpretado por mulheres ao longo de muitos anos nos vários palcos do mundo.
Muita gente desinformada tem questionado isso e vocês não imaginam a quantidade de bobagens que surge como resposta...  Tais bobagens se explicam principalmente pela falta de informação. 

A resposta é muito, muito simples: além de ser uma tradição, ainda no início do século XX, que personagens jovens de peças teatrais fossem interpretados por jovens atrizes, havia uma questão legal e uma questão logística envolvidas. 

A questão legal é que no ano em que a peça estreou, 1904, a legislação inglesa proibia atores menores de 14 anos de atuarem nos palcos após as 21 horas, mas isso até talvez pudesse ser contornado se não houvesse um problema logístico que envolveria alterações em outros personagens, pois

"se Peter fosse interpretado por um adolescente, então o resto do elenco precisaria ser “reduzido” [na questão idade], significando que personagens como The Lost Boys precisariam ser substituídos por meninos ainda mais jovens, e Wendy por uma garota ao invés de uma mulher, e inevitavelmente estaríamos lidando com crianças com menos de 14 anos. Lançar um homem adulto na parte parecia um pouco assustador, mas também teria sido um esforço no caso já desafiador de fazer Peter Pan voar usando magia de palco e corda. Assim, o dramaturgo James M. Barrie solicitou que eles escalassem uma mulher. [e] Esta não era uma prática incomum naqueles tempos." (Veja nota 4)

E isto, obviamente, agravaria o problema da restrição legal existente.
  
Atrizes que interpretaram Peter Pan ao longo do tempo em Londres e na Broadway:

Cecília Loftus 
(Londres, 1905-1906)

Consta que essa atriz introduziu característica infantis e a natureza de "elfo" na sua interpretação do personagem, o que foi continuado pela próxima atriz.

Pauline Chase 
(Londres, 1906-1913)

Consta que Pauline Pauline "era uma das favoritas de JM Barrie, o que garantiu que ela nunca "crescesse" do papel que as atrizes tinham antes dela. Barrie escreveu:
 'Existem apenas duas maneiras possíveis de interpretar Peter. Ou ele deve ser a criatura fada caprichosa que Nina Boucicault fez para ele ou ele deve ser o moleque adorável de Pauline Chase. Não há outro caminho.' "

Marilyn Miller
(Broadway, 1924-1925)

Eva Le Gallienne
(Broadway, 1928)

 Jean Arthur
(Broadway, 1950-1951)

Veronika Lake
(Tour Nacional, 1951)

Mary Martin
(Broadway, 1954)

Consta que a atuação de Mary foi apontada como tendo sidotão crível e contagiante quanto o eterno garoto que parece incrível que Barrie não tenha escrito a peça original para ela”.

Hayley Mills
(Londres, 1969)


Sandy Duncan
(Broadway, 1979-1981)

Cathy Rigby
(Tour, 1973/ Costa Oeste, 1986/Broadway, 1990-1999/ Farewell Tour, 2005/ International Tour, 2011-2013)

Assim, tanto as encenações da peça em Londres, quanto os musicais da Broadway, mantiveram ao longo do tempo a tradição desde a estreia em 1904, ao escalar atrizes para interpretar Peter Pan. O Brasil, no entanto, como é um país sem tradições, não compreende o valor delas e, por isso, não respeita a tradição alheia, levou aos palcos em 2018 uma encenação de Peter Pan onde o personagem é, pela primeira vez, interpretado por um ator...

Mateus Ribeiro
(São Paulo, 2018)
Foto de Leo Aversa

Tradições à parte, o fato é que, segundo um dos seus biógrafos, Andrew Birkin, o próprio Barrie sempre desejou que Peter Pan fosse interpretado por um menino de verdade. Chegou a conversar com Charlie Chaplin e quase o convenceu a dirigir e protagonizar  uma versão da história. (Veja nota 5)


Teria sido incrível, não?


A peça de J.M.Barrie trouxe a ele mais prestígio, renome e riqueza. Continuou a escrevê-la até 1928, quando o texto definitivo foi publicado:


Mas antes disso, Barrie publica o romance "Peter & Wendy"



E este será o tema do próximo post!
Até lá!

Beijo
Ju





--------------
Notas:

(1) Cf. https://rivetedlit.com/2016/08/23/peter-pan-origin/

(2) "Peter Pan, ou o menino que nunca cresceria".

(3) A atriz se refere à cena em que Peter Pan pede ao público que bata palmas para trazer Tinker Bell de volta à vida. (Cf. https://secondtotherightblog.wordpress.com/2015/10/08/peter-pan-a-history-first-production/)

(4) Cf. https://www.autostraddle.com/15-ladies-who-played-peter-pan-from-nina-boucicault-to-alison-williams-253416/


(5) Charles Spencer Chaplin (1889-1977), foi ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. Na época da peça Peter Pan, Chaplin tinha 15 anos de idade, mas já estava amadurecido pela dureza da vida. Pobreza, ausência do pai e a mãe lutando para sobreviver. Antes dos 9 anos de idade já havia sido enviado para trabalhar em casas de família duas vezes. Aos 15 anos de idade, assistiu a mãe ser internada num asilo para doentes mentais. Aos 19 anos de idade mudou-se para os Estados Unidos. Leia mais sobre a incrível história de vida desse homem genial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário