segunda-feira, 18 de março de 2019

Seguindo as pegadas de Peter Pan... (J.M. Barrie e Dumfries)




Olá!

Este é o quarto post da série "Seguindo as pegadas de Peter Pan", e dá continuidade à biografia de James Matthew Barrie, agora especificamente sobre o período em que ele estudou na Dumfries Academy, escola situada na cidade homônima localizada ao Sul da Escócia. Barrie frequentou a academia dos 13 aos 18 anos.
A Dumfries Academy ainda existe e continua em funcionamento. Essa parte da trajetória de Barrie é particularmente especial porque em Dumfries, ainda muito jovem, ele deu início à sua futura brilhante carreira de escritor e dramaturgo e um lugar em particular na cidade, o jardim de Moat Brae, serviu de cenário para muitas aventuras e encenações e onde podemos encontrar, digamos assim, a gênese de Peter Pan.

Moat Brae é uma propriedade com quase 200 anos de existência, considerada o local de nascimento de Peter Pan pela comunidade local e, atualmente, é um Centro Nacional de Literatura Infantil e Contação de Histórias.


----------------------

Dumfries, Escócia
(A gênese de Peter Pan)
1873 - 1878

Dumfries Academy
Via

Dumfries Academy
Via

Sobre suas expectativas iniciais ao chegar à Dumfries Academy, Barrie escreveu:

 ... “Quando cheguei à Academia, pretendia trabalhar duro… e provavelmente teria trabalhado duro… se não fosse por outro menino que me desorientou. Foi Stuart Gordon. Mas esse não era o nome pelo qual ele era conhecido na escola. Ele veio até mim e perguntou meu nome. Eu disse a ele. Isso não pareceu agradá-lo. Ele disse; Vou te chamar de Jack Dezesseis Cordas. Perguntei o nome dele e ele disse que era Dare Devil Dick. Ele me perguntou se eu iria me juntar a sua tripulação pirata. Eu aceitei. Isso foi fatal para o meu prêmio.”...

Nos esportes suas preferências eram futebol, críquete e, curiosamente, patinação no gelo. Curiosamente porque seu irmão, alguns anos antes, havia morrido justamente em decorrência de uma grave queda enquanto patinava no gelo.

Ele empenhava-se em conseguir patrocínio para as equipes esportivas da Academia e dedicava muitas horas escrevendo cartas para empresários locais e ex-alunos da escola com este objetivo.

No entanto, amigos e professores perceberam seu amor pelo  teatro e pela literatura inglesa e norte-americana e o encorajavam nesse sentido. Em 1876 Barrie criou o Dumfries Academy Drama Club, do qual era Secretário. A primeira temporada exibiu um drama triplo de comédia, intitulado "Off the Line", no qual Barrie interpretou o personagem Henry Coke, um maquinista. A segunda temporada foi aberta com "Awkward Alike or Which is Browne", uma comédia em um único ato, na qual Barrie interpretava uma jovem chamada Adele.

A primeira produção teatral de Barrie, aos 15 anos de idade, foi "Bandelero, the Bandict"  que também fez parte da programação do Clube de Teatro.

Teatro em Dumfries, muito frequentado por Barrie, que 
gostava de sentar-se na plateia de modo a conseguir espiar 
os bastidores da peça que estivesse sendo encenada

Em seus últimos anos em Dumfries, conquistou prêmios por ensaios escritos, mas nunca chegou a receber um primeiro prêmio:

"Recebi 2 ou 3 prêmios na Academia, mas nunca o 1º. Lembro-me de um prêmio que recebi... Foi concedido pelas meninas em uma votação e dado ao menino com o sorriso mais doce da escola. O trágico é que meu sorriso desapareceu naquele dia e nunca mais foi visto."


Enquanto estava na Dumfrie Academy, Barrie aprendeu a admirar dois renomados escritores escoceses: Thomas Carlyle (1795-1881) e Robert Michael Ballantyne (1825-1894). Deste autor, o livro “A Ilha dos Corais” (1854), inspirou Barrie a escrever seu primeiro trabalho de ficção, “Log-Book”, na verdade um registro das aventuras dele e seus amigos no jardim de Moat Brae.

Sobre Thomas Carlyle, Barrie diria:


“... ele foi o único escritor que eu já tentei imitar.”


 
Moat Brae em 2015 ¹


Barrie morava com o irmão a poucos metros de Moat Brae e o jardim dessa propriedade serviu de cenário para inúmeras aventuras organizadas por ele e seus amigos. E este tornou-se o lugar mais frequentado por ele enquanto viveu em Dumfries. Foi no jardim de Moat Brae que Peter Pan começou a nascer...

...” Quando os tons de luz começaram a cair, certos jovens matemáticos trocaram seus triângulos e subiram em árvores (...) em uma odisseia que muito tempo depois se tornaria a peça Peter Pan. Pois nossas escapadas em um certo jardim de Dumfries, que é uma terra encantada para mim, foram certamente a gênese desse trabalho abominável.”...²

Você deve estar achando estranha a expressão "trabalho abominável"... E de fato é, mas sobre o significado disso falarei mais adiante.

Algumas imagens do jardim que tanto encantou Barrie ³







Em 1878 Barrie deixa Dumfries para ingressar na Universidade de Edimburgo, onde, para satisfazer a vontade de sua família, que fazia questão que tivesse um título universitário, graduou-se em Artes com especialização em Literatura em 1882. (ZIPES: 2004)

Em 1893 ele retornou à Dumfries Academy para fazer a entrega de prêmios a alunos. Sua última visita ao local ocorreu em 1924, quando já era reconhecido como um brilhante escritor e dramaturgo. Naquele ano ele fora convidado a retornar também para receber uma homenagem especial: a Freedom of The Burgh (algo similar a receber a chave da cidade) e uma avenida com o seu nome: Barrie Avenue.

Ao iniciar seu discurso, ele afirmou:

“Eu me lembro do provérbio espanhol: Deus nos dá nozes quando não temos dentes para quebrá-las... deixe-me contar algumas das nozes que Dumfries me deu, cujo sabor ainda é doce na língua.”

E nesse mesmo discurso, enfatizou:

“Eu acho que os cinco anos que passei aqui foram provavelmente os mais felizes da minha vida, pois eu realmente amei este lugar.”


O pequeno Barrie, aos 14 anos.
(Primeiro no alto, à esquerda)

A placa que homenageia os estudantes notáveis da Academia

Via

A história da Dumfries Academy remonta ao século XIV e foi a primeira escola na área de Dumfries. Continua existindo e continua ativa. Caso tenha interesse na sua história, visite o site


Continua no próximo post!

Beijo
Ju


-----------------

¹ Caso tenha interesse, a história completa de Moat Brae pode ser conhecida no site peterpanmoatbrae.org

² Idem


³ As imagens do jardim de Moat Brae foram emprestadas do mesmo site 

Nenhum comentário:

Postar um comentário