quarta-feira, 24 de abril de 2019

Seguindo as pegadas de Peter Pan (e as fadas levaram a culpa!)




Olá, boa tarde!

Finalizado o projeto que resultou na minha versão do personagem, estou de volta para continuar a história que comecei a contar aqui. Minha intenção é chegar até o ano em que James Matthew Barrie deixou de caminhar na Terra.

Aproveito para agradecer as manifestações que recebi aqui e no Messenger referentes à minha versão do Peter Pan. Muito obrigada!

-------------------------------------------

E as fadas levaram a culpa!

Na calada da noite de 30 de Abril de 1912 uma curiosa movimentação aconteceu em determinado local do Kensington Gardens...

Já sabemos que na época em que Barrie viveu, os seres mágicos que habitam aqueles jardins -  sobretudo as fadas - tornavam-se donos do lugar e se movimentavam livremente após o fechamento dos portões, mas naquela noite algo diferente aconteceu e embora elas não tivessem nada a ver com o fato, as fadas acabaram levando a culpa...

E o que acontecia na calada da noite de 30 de Abril de 1912 no Kensington Gardens

Desde a estreia da peça de teatro em 1904, Peter Pan tornou-se assunto corrente e com a publicação do livro Peter & Wendy, em 1911, mais ainda. As crianças do Reino Unido, sobretudo, não falavam em outra coisa.

Para celebrar o Dia de Maio com uma surpresa especialmente preparada para as crianças, Barrie colocou uma estátua de Peter Pan nos jardins, exatamente no local onde o personagem, ainda bebê teria aterrissado em 1902, após deixar seu quarto e sair voando. (Veja nota 1)

A ideia surgiu em 1906, ano do lançamento de "Peter Pan in Kensington Gardens" e Barrie idealizou uma estátua do personagem inspirada na figura de Michael Llewelyn Davies, seu favorito dentre os meninos da família Davies.

A estátua de bronze foi feita pelo escultor George Frampton e, por motivos que ainda desconheço, ela não retratava Michael Llewelyn Davies, como Barrie havia determinado, mas um outro menino e isso causou um mal estar entre Barrie e o escultor. 

De acordo com Patricia Bou:

"(...) Barrie não estava completamente satisfeito com o trabalho de Frampton. O escultor não havia modelado Peter Pan em Michael Llewellyn Davies como Barrie pretendia, mas em vez disso, usara outro garoto, possivelmente James W. Shaw ou William A. Harwood. Barrie disse sobre a estátua: "Não mostra o diabo em Peter". " (Veja nota  2)

Assim mesmo, foi erguida durante a noite de 30 de Abril de 1912 porque a Prefeitura da cidade não havia concedido licença a Barrie para erguer uma estátua dentro do Kensington Gardens. 

Mas Barrie não pretendia que a estátua fosse imediatamente vista. Ele queria que ela fosse encontrada inesperadamente... Assim, ela foi erguida ao lado do lago Long Water, em meio aos arbustos, exatamente onde Peter Pan aterrisou em 1902, ainda bebê. Somente quem passasse por ali a veria...


De acordo com Patricia Bou:

""Não houve pré-publicidade ou cerimônia formal de inauguração. Barrie, que não só não conseguiu permissão para colocá-lo em Kensington Gardens, insistiu em que fosse erguida no meio da noite para dar a ilusão de que a escultura havia aparecido por magia. Assim, a estátua apareceu "magicamente" em 1º de maio de 1912 (o primeiro de maio), no mesmo dia em que Barrie colocou o seguinte anúncio no The Times:

"Há uma surpresa para as crianças que vão a Kensington Gardens para alimentar os patos no Serpentine esta manhã. Descendo pela pequena baía no lado sudoeste da cauda da Serpentina eles encontrarão um presente de maio pelo Sr. JM Barrie, uma figura de Peter Pan soprando sua flauta no toco de uma árvore, com fadas, camundongos e esquilos por toda parte. É o trabalho de Sir George Frampton, e a figura de bronze do menino que nunca cresceria é deliciosamente concebida. "" (Veja nota 2)

Havia sido, portanto, uma obra das fadas...


Evidentemente, as autoridades locais nada puderam fazer e a estátua permanece lá até os dias de hoje encantando gerações desde 1912. Tornou-se um dos principais atrativos do Kensington Gardens para multidões de visitantes, especialmente nos meses de Verão.

E ela é realmente muito linda... (Veja nota 3)
Repleta de significados relacionados a um universo encantado. Peter está sobre um tronco de árvore, tocando sua flauta (aqui representada em um formato diferente). Fadas, coelhos, camundongos, esquilos e pássaros estão com ele




 















Enquanto estava escrevendo este post, me deparei com uma informação triste sobre a estátua de Peter Pan em Kensington Gardens, publicada estes dias em alguns sites.
A administração do Kensington Gardens fez mudanças radicais no local onde se encontra a estátua, movida por objetivos que não estão agradando algumas pessoas e uma delas é o sobrinho-neto de James Matthew Barrie, David Barrie.

As mudanças colocam o monumento apoiado num pedestal elevado, para "dar maior acessibilidade", dizem; inclui ainda modificação nos elementos de paisagismo, tão radicais que parece que o monumento foi trocado de local, pois antes ficava semi-oculto, não era facilmente visível e isso foi proposital. Era para ser "descoberto" pelas pessoas quando estivessem muito próximas a ele. E subentende-se perfeitamente a intenção de Barrie: Peter Pan não é para todos; é preciso estar em sintonia com a "floresta", com os mistérios e a magia... Portanto, se você se limitasse aos percursos óbvios do parque, não o veria... 
As mudanças incluem, ainda, grades no entorno. Isto é: descaracterização da área e dos significados...

As obras foram realizadas em 2018.

O sobrinho-neto de Barrie fez um desabafo ao Sunday Telegraph, no dia 13 de Abril passado: (Veja nota 4)

David Barrie
Foto de  Geoff Pugh
 Via

"Ele teria ficado nauseado com a elevação de Peter Pan neste tipo de ícone, sentado em cima deste grande pedestal."

David diz ter descoberto a modificação por acaso, ao visitar os jardins e afirmou:

"Meu queixo caiu. Havia grandes tratores rasgando o lugar. Eles estavam orgulhosamente proclamando em um cartaz que tudo ia ser novo e maravilhoso... Quem inventou esse esquema simplesmente não entende. Não é por isso que a coisa foi encomendada e não é por isso que foi colocada onde estava. Apenas comunica todas as mensagens erradas.
Este pedestal grandioso e desajeitado, assim como o paisagismo, parecem-me completamente em desacordo com o objetivo de JM Barrie, que era que a estátua deveria surpreender o visitante e misturar-se ao ambiente, crescendo fora do solo, como uma árvore...
Sua posição foi cuidadosamente considerada por Barrie. Não foi por acaso que estava no nível do solo e que estava em um pequeno recanto de arbustos onde você não a veria até que estivesse certo. Agora o que eles fizeram? É neste pedestal pomposo, feio, cercado com estas grades... Levantado, perdeu contato com a terra."

De minha parte, concordo plenamente com o sobrinho-neto de Barrie. Simplesmente porque essa atitude é descabida, revela o desconhecimento pleno da administração dos jardins a respeito da história de Peter Pan, apaga significados, intenções, motivações. Apaga a história.

Aliás, é isso que toda e qualquer releitura faz. Em nome da "modernidade", faz-se muita besteira. 

Queria poder compreender por que as pessoas têm necessidade de alterar radicalmente o que outras pessoas fizeram, por que as pessoas insistem em querer "adaptar" o passado aos dias de hoje...

Eis a proposta da administração do Kensington Gardens:


Observem a imagem acima: o monumento está completamente exposto, tornou-se algo destituído de qualquer magia e mistério. David Barrie explica muito melhor do que eu:

"Parece ter sido movido vários metros de seu local original, ele disse:" Nos velhos tempos, você chegava a uma esquina, e de repente você era confrontado com esta escultura não muito grande que foi escondida em meio a arbustos em torno dos três lados. Foi muito charmoso. Isso foi exatamente o que ele pretendia. Não foi para ser um grande gesto público...
“Era para ser algo um pouco engraçado, sutil, discreto e caprichoso. Em vez disso, eles agora roubaram todas essas qualidades."

Realmente uma pena. 

Em sua defesa, a administração do parque diz:

Andrew Williams, gerente do Parque Kensington Gardens, disse: “O pedestal existente sob a estátua era difícil de manter e não fornecia acesso total à estátua. Nós nos reunimos com os principais grupos residentes locais em torno do Hyde Park e Kensington Gardens, na fase de planejamento, para discutir melhorias propostas para a área. O novo projeto de paisagismo proporcionará melhor acessibilidade para que todos possam apreciar a estátua, e estamos plantando flores silvestres na área para melhorar o meio ambiente ”.  

 “o trabalho de paisagismo irá [evocar] a 'mágica' de Peter Pan [e] melhorar a acessibilidade à estátua”.

Uma total e absoluta falta de noção e de conhecimento...
Ele diz que se reuniram com os "principais grupos locais"... Só esqueceram de consultar os membros remanescentes da família de Barrie...

E as grades? Se tem uma coisa que não combina nadinha com Peter Pan e com seu criador, são as grades!
E aí me veio na mente, instantaneamente, a narrativa do livro "Peter Pan in Kensington Gardens", quando ele tenta voltar para sua mãe e encontra a janela fechada e protegida por grades de ferro...

Irônico, não?
Irônico e triste...
Eu ia pedir a Deus que um dia me concedesse a bênção da oportunidade para contemplar pessoalmente a estátua de Peter Pan. Mas até perdi a vontade.

------------------

Até o próximo post!
Beijo
Ju

-----------------------------------

Notas:

(1) Conforme o romance "The Little White Bird", publicado em 1902. Sobre o Dia de Maio, veja: 

(2) http://historiayculturab2010.blogspot.com/2010/04/peter-pan-statue-in-kensington-gardens.html


No link citado acima você pode ler descrições mais detalhadas dos elementos que compõem a estátua.








Nenhum comentário:

Postar um comentário