quarta-feira, 13 de março de 2019

Peter Pan (Introdução)

Olá! 

Hoje eu inicio uma série de posts que antecederão o futuro post que farei para compartilhar com vocês minha versão do personagem Peter Pan. Para o conjunto de textos escolhi o nome "Seguindo as pegadas de Peter Pan".

Quando eu decidi criar uma versão dele não imaginava o que estava por vir...
Para criar as versões do Pinóquio e da Olive Oyl tive o cuidado de fazer pesquisas, claro. Porém, elas foram mais aprofundadas no caso da Olive do que do Pinóquio, admito, mas isso tem uma razão prática: a versão do Pinóquio delineou-se facilmente quando eu adquiri no comecinho do ano a belíssima edição de "As aventuras de Pinóquio" publicada pela Editora Globo (2011). Esta edição traz o texto integral (algo raro de ocorrer no Brasil), capa dura (outra raridade neste país) e ilustrações do renomado ilustrador belga Quentin Gréban (isso é uma bênção!). 
Não é de se surpreender que esta edição já esteja esgotada no país.


Apaixonei-me de imediato pela versão do Quentin para o Pinóquio e não tive a menor dúvida de que aquela seria a minha fonte de inspiração. Me envolvi tanto com o processo criativo que não me ative a pesquisar sobre seu criador, o italiano Carlo Collodi... Fiz isso um pouco adiante, para produzir o post e o que encontrei me fez concluir que não perdi muita coisa... A história do criador do Pinóquio não apresenta nada de excepcional, nada que nos faça largar tudo e mergulhar na sua biografia. 

Com Olive Oyl já foi diferente...
Eu estava partindo do zero. As referências que eu tinha sobre a origem do personagem eram muito vagas e eu cismei em fazer uma versão o mais próximo possível do original. Então a busca por informações começou e fui surpreendida com a existência de muitas fontes e muitas possibilidades criativas. Mergulhei e fiz descobertas muito bacanas que me ajudaram muito.

Como eu disse no post sobre o Pinóquio, ele está no meu ateliê e é o meu inspirador. De fato. Depois dele veio Olive e agora estou trabalhando no Peter Pan.

Ahhhh, o Peter Pan...
Gente, se eu mergulhei na pesquisa por conta da Olive, Peter Pan está me levando às profundezas de um mar sem fim! 
Eu não tenho nem como definir o processo em palavras, sinceramente!
Só posso dizer o seguinte: complexa, profunda, emocionante, triste (muito triste), incrivelmente humana, irresistível... Assim é a história  que está por trás do personagem que, desde o filme produzido por Walt Disney em 1953, tem sido mostrado de todas as formas possíveis e imagináveis, menos da forma como foi concebido. Só para dar um exemplo: Peter Pan nunca foi um elfo...

Até aproveito para perguntar:
Alguma vez você leu o texto integral e original Peter Pan?

Enfim...

O fato é que estou literalmente mergulhada em livros e textos avulsos, reunindo um sem número de informações preciosas, conseguidas com horas de buscas através do precioso Google. 
E a cada dia descubro mais fontes que eu nem imaginava existirem, e lá vou eu mergulhando cada vez mais...
Esse processo não é algo novo na minha vida, muito pelo contrário: quem convive comigo sabe do meu apreço pela pesquisa, não apenas por força da minha formação acadêmica.

Mas há aquela máxima que aprendi nos tempos da faculdade de História: o pesquisador precisa saber identificar o momento de interromper as pesquisas e começar a escrever. Fato.

É chegada a hora de interromper a minha pesquisa e hoje faço isso porque até agora há pouco eu estava recolhendo informações que encontrei em dois sites muito importantes para o texto que vou escrever sobre o criador de Peter Pan e já tenho material suficiente. Aí, eis que batem à minha porta e era, nada mais nada menos, que um livro indispensável que eu nem sonhava existir no Brasil (às vezes, pequenos milagres acontecem...).

Entendi como mais um sinal, rsrsrs

Além disso, estou conformada com o fato de que algumas importantes fontes de informação estão fora do meu alcance e não adianta bater pé...

Assim sendo, dou por encerrada minha pesquisa e confesso: estou exausta, mas feliz por ter a oportunidade de realmente conhecer Peter Pan e, portanto, criar uma versão repleta de sentido e significado para mim.

Mas antes de finalizar contarei um segredinho: já está definida minha versão do Peter Pan há algum tempo... Porém, estou aguardando um determinado material fundamental e que (outro pequeno milagre!), consegui encontrar no Brasil e bem perto da minha casa. Não é incrível? Ah, bom e velho Google, como eu te amo!!

E, afinal de contas, não tenho a menor pressa...

Beijinhos e até o próximo post
Ju

4 comentários:

  1. Ah Ju que delícia aguardando próximos capítulos ansiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Já estão publicados os textos 2,3 e 4. Abraço!

      Excluir
  2. Eu bem sei do quão profundo tem sido este mergulho, fazem dias que minha amiga anda bem sumida, mas...como é por uma nobre causa, eu entendo, respeito e aguardo.
    Ju, textos sempre muito agradáveis a leitura. Que venha o Peter!��

    ResponderExcluir
  3. Olá Jose! Meu "sumiço" não é somente por conta disso, rsrsrs. Estou mais recolhida mesmo. Quanto ao Peter, vai demorar um pouquinho ainda... E quanto aos textos, obrigada! Mas espero que vc leia a sequência toda, se tiver vontade e paciência, claro! Beijo!

    ResponderExcluir