segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Era uma vez, um pedaço de madeira...



Olá, bom dia!

E finalmente aconteceu: criei algo meu!
O tema da inspiração não é novo, longe disso. A novidade está na versão que criei, juntando inspirações daqui e dali. Estou tão encantada que não paro de espiar meu menino Pinocchio!
Pinocchio saiu da mente criativa de Carlo Collodi (1826-1890), escritor e jornalista nascido em Florença, na Itália. Carlo Collodi é, na verdade, pseudônimo de Carlo Lorenzini.

A história de Pinocchio foi eternizada nas telas do cinema em 1940, com a adaptação feita por Walt Disney para a telona.
Pinocchio é um desses personagens da literatura infantil que nunca deixará de encantar a todos que tenham o privilégio de conhecer sua história repleta de peraltices, ensinamentos, sonhos, beleza e amor.

Meu Pinocchio nasceu após algumas semanas de trabalho, com muitos experimentos e testes, até chegar ao resultado que mostro aqui.
Uma das fontes de inspiração é a versão que está no livro "As aventuras de Pinóquio", publicado pela Editora Globo e lindamente ilustrado pelo fabuloso Quentin Gréban.


 O Pinocchio de Quentin me tocou e estimulou a tentar criar algo parecido, mas não com o nariz tão grande.

Até então, o único Pinocchio feito em tecido que eu conhecia era a versão da Tone Finnanger. E dessa versão, aproveitei a ideia das curvas no cabelinho e o pesponto branco.
Optei por pintar o cabelo porque isso dá ao boneco uma semelhança maior com um boneco de madeira e confesso que amei o efeito que resultou dessa opção.
O mesmo efeito obtive ao pintar os sapatos e as meias, ao invés de fazer em tecido. Sem falar que sapatos em tecido são muito comuns e eu não planejava fazer nada comum... Entretanto, cheguei a experimentar sapatos tradicionais, pois precisava ver como ficariam. A opção pintura venceu.

Meu Pinocchio é um protótipo, pois pretendo fazer mais experimentos e mais testes, especialmente em relação à expressão facial, que pode ter diferentes versões. Este primeiro está expressando um misto de surpresa, incredulidade e constrangimento diante do crescimento do narizinho, rsrsrs

Ficou tão ruborizado que até a pontinha do nariz é rosada!

Falando em expressão facial, meu Pinocchio possui uma característica muito particular: a cabeça, além de ser graciosamente redondinha, gira 360 graus, podendo ficar em diferentes sentidos, dando "movimento" a ele!

É um boneco robusto, com mais de 50 cm de altura e rico em detalhes. 

Assim, apresento-lhes Pinocchio  na minha versão!
Estou muito feliz!
Será que Carlo Collodi teria gostado se estivesse vivo?

Até breve!
Beijo
Ju





















6 comentários:

  1. Que preciosidade Ju, vc acertou a mão , adorei , parabéns pela sua criação Sra Gepeto inventadeira kkkk um bj grande em vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, ah, obrigada! Kkkk sra.Gepeto inventadeira é ótimo!

      Excluir
  2. Ju, ele está encantador!!!
    Cada detalhe, a expressão e aquela foto dele lendo o livro, ficou show!!! Parabéns minha Amiga Ju!💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jose! Muito obrigada! E também agradeço por suas contribuições! Bjk

      Excluir
  3. Trabalho lindo 😍😍 e ainda com muita cultura pra gente saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nivea,bem vinda ao blog! Fico feliz que tenha gostado! Abraço

      Excluir